DISFUNÇÃO ERÉTIL

Define-se disfunção erétil como incapacidade persistente de obter e/ou manter uma função sexual satisfatória, suficiente para o desempenho sexual, por pelo menos 3 meses.

A Disfunção Erétil é considerada a disfunção menos tratada e também a mais comum nos homens.

Saiba algumas causas desta disfunção que afeta milhões de homens no mundo inteiro:

• Doenças hormonais (problemas endócrinos, diabetes, queda de testosterona)
  • Doenças vasculares (aterosclerose, hipertensão arterial)
  • Alcoolismo
  • Tabagismo
  • Doenças neurológicas (mal de Alzheimer, Parkinson, lesões na medula)
  • Medicamentos
  • Distúrbios psicológicos

TRATAMENTO DA DISFUNÇÃO ERÉTIL

• O Tratamento da DE deve se iniciar pelo reconhecimento da causa.
  • Tratamento de primeira linha da DE – consiste em modificar os hábitos de vida, por meio da orientação do paciente na correção daqueles que contribuem para a disfunção erétil.
  • Também é indicado o uso de medicamentos por via oral, os inibidores da Fosfodiesterase tipo 5 (iPDE5).
  • Tratamento de segunda linha da De – deve ser iniciado, quando não há resposta erétil aos recursos da primeira linha.
  • Tratamento de terceira linha da DE.
  • Já o implante de prótese peniana está indicado nos casos de disfunção erétil grave e irreversível: quando outros tratamentos menos invasivos falharam ou estão contraindicados. Entre as indicações de implante de prótese peniana, citam-se: diabetes com microangiopatia avançada, pós-tratamento com radioterapia, vasculopatias, fibrose dos corpos cavernosos, cirurgias pélvicas radicais (amputação de reto e prostatovesiculectomia radical), uso crônico de drogas que interfiram negativamente na ereção e casos graves de Doença de Peyronie. Portadores de DE psicogênica podem ser candidatos à protese peniana, desde que os tratamentos de primeira e segunda linhas não obtenhm sucesso, bem como o paciente que já tenha se submetido à psicoterapia, sem alteração do quadro e, nesse caso, a ausência de doença psiquiátrica grave e a recomendação do psicoterapeuta são pré-requisitos.