INCONTINÊNCIA URINÁRIA

A Incontinência urinária é a perda involuntária da urina. Pode ser dividida em 3 categorias: esforço, urgência e mista.

Existem basicamente três tipos, com causas e sintomas diferentes. A maioria dos problemas de bexiga ocorrem quando os músculos ou estão muito fracos ou muito ativos. Então os problemas ocorrem quando os sinais dos nervos não funcionam corretamente:

• Bexiga hiperativa - Ocorre quando o grande músculo da bexiga está hiperativo, devido a pequenos danos nos nervos (cirurgia ou parto). Se caracteriza pela necessidade urgente em ir ao banheiro, mesmo quando a bexiga contém pouca urina (homens com esses sintomas podem sofrem de aumento do tamanho da próstata, o que não é um problema urinário);
  • Incontinência devido ao stress - Os músculos que envolvem a uretra evitam que a urina escape. Quando eles tornam-se fracos, mesmo pequenas quantidades de nosso stress diário podem ocasionar o escape de pequena quantidade de urina. Por exemplo, atos como tossir, espirrar, rir, se exercitar ou levantar objetos pesados podem causar um breve relaxamento desses músculos, permitindo que seja liberada a urina. Nas mulheres esse tipo de incontinência ocorre freqüentemente após a gravidez ou menopausa;
  • Sintomas mistos - É comum ocorrer sintomas de ambos os tipos descritos anteriormente e, nesse caso, cada sintoma deve ser tratado separadamente. Não existe um tratamento único que seja eficaz para ambas as condições.

A doença afeta pessoas de ambos os sexos, sendo mais frequente no sexo feminino.

Há diversas causas:

• Comprometimento da musculatura do assoalho pélvico por gravidez e partos (sobretudo traumáticos);
  • Tumores malignos e benignos;
  • Obesidade;
  • Compressão da bexiga devido a doenças pélvicas;
  • Procedimentos cirúrgicos;
  • Pressão abdominal causada por quadros pulmonares obstrutivos;
  • Diabetes;
  • Lesões neuroló

Como descrito acima, a incontinência urinária pode ser causada por vários fatores.